domingo, 10 de dezembro de 2017

O caminho, a verdade e a vida

"Jesus lhes disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim" (Jo 14.6).

Sem dúvida, é uma linda declaração. Diria que é o grande conceito teológico da declaração da divindade de Jesus. Com letras garrafais o Senhor nos revela quem de fato Ele é. Inclusive, dentro do âmbito teológico de sua missão, o Mestre nos deixa claro nossa reconciliação em Deus através de si. Entretanto, nem tudo são flores, pois esta declaração revela algo mais, ela revela quem nos tornamos devido à queda.

Quando Ele diz ser o caminho, o significado é que sem Ele nós estamos perdidos. Acredite. Achamos que sabemos algo sobre onde estamos ou quem somos, mas, ledo engano, não sabemos. De fato, não sabemos nada, e isso por si só já exala toda nossa prepotência e arrogância de achar que somos os mais espertos. Que dó.

Depois da primeira surra teológica, Ele diz que Ele é a verdade. A situação está ficando mais complicada. O Mestre nos diz que sem Ele nós não passamos de um bando de mentirosos. Até tentamos viver à sombra da verdade, mas não somos verdadeiros sem Ele em nós.

Para finalizar, Ele diz ser a vida. Fazendo uma analogia, é como se levássemos um soco fatal numa luta de box, ou um golpe indefensável no judô. Com esta declaração nós vamos ao nocaute. Ele diz que sem Ele nós estamos mortos.

Contudo, é com esta última declaração que nos apegamos a maior esperança da humanidade, depender da vida doada por um Deus de amor, graça e misericórdia. Obviamente que estamos mortos, e necessitamos ressuscitar com urgência urgentíssima. Entretanto, Ele sendo o caminho verdadeiro da vida eterna vivendo em nós é nossa salvação, nossa ressurreição, nossa redenção. E tudo isso a partir de seu propósito declarado de tornar a viver quem estava morto. Eu e você.


Esse Declarador...

Nenhum comentário:

Postar um comentário