segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Discipulado - Revelando o Devocional

Por isso, todo escriba que se fez discípulo do reino dos céus é semelhante a um homem, proprietário, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas (Mt 13.52).

Esta é sem dúvida uma afirmação muito importante feita pelo Mestre, a de que um escriba pode se tornar discípulo do reino dos céus. Significa muita coisa, vamos por partes.
Escriba era em geral uma pessoa designada para ensinar alguém, visto que ele era treinado na escrita e interpretação de textos. Obviamente, do mundo antigo até o final da idade média, instrução era coisa de poucos. Além disso, provavelmente o escriba era remunerado por sua profissão.

De posse destas informações vamos aos fatos. Como será que era o espírito de um escriba? Será que ele era manso e humilde de coração? Ou na maioria das vezes era arrogante? Será que pelo fato de conhecer as leis e questões cerimoniais mais do que as pessoas sem acesso a estes conhecimentos ele era pacificador e limpo de coração? Ou ele devia se aproveitar de situações para enaltecer sua superioridade intelectual?

Bem, pelo visto, até pessoas com este tipo de comportamento são convidadas por Jesus para abrirem seus corações e deixar que o evangelho faça a faxina peculiar que o reino de Deus promove. Ainda bem. Melhor para todos, inclusive para nós, os escribas.

Esse Discipulador...

Nenhum comentário:

Postar um comentário