sábado, 14 de abril de 2018

Revelando o Sinal


Então Ele lhes respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal; nenhum sinal será dado, senão o do profeta Jonas (Mt 12.39).

Segundo e escritor uma geração má e adúltera pede que Jesus lhe dê um sinal, porém ela é avisada de que não terá nenhum, a não ser o do profeta Jonas. Mateus faz questão de explicar que do mesmo modo em que Jonas esteve por 3 dias nas entranhas do peixe, Jesus também ficaria 3 dias no coração da terra. Alusão claramente indicativa da ressurreição do Senhor, sinal ímpar do cristianismo. Já Lucas, o médico, direcionou ao pensamento grego o entendimento grego, de que como Jonas fora sinal aos ninivitas, o Filho do Homem seria para esta geração.

Afinal, como entender o sinal?

Não podemos nos esquecer de que em ambas os textos, a explicação continua. Além disso, são mencionados os termos juízo e arrependimento, e outras pessoas participam da explanação do Mestre, como a rainha do Sul e o rei Salomão.

Sendo assim, pode ser que não se trate apenas de Jonas, pode ser que o sinal, ou melhor, os sinais, são arrependimento e juízo.

O livro de Jonas aborda a pregação de um profeta de Deus destinada a um povo de fora do povo de Deus, que estava em tamanha degradação social e espiritual, que bastou-se anunciar o juízo para que o rei ninivita proclamasse um jejum para arrependimento. Sinceramente? Foi a pior pregação já registrada na bíblia, porém, com o melhor resultado já obtido. No final foram 120 mil pessoas convertidas.

O profeta de Deus ficou enraivecido pela misericórdia divina para com os de fora de Israel. O rei ímpio clamou por salvação do ignorante povo de Nínive. E, grosso modo, esta é a lição, a de que o arrependimento é necessário para vivermos e morrermos de forma santa diante de Deus.
Fundamental, e meio esquecido nos meios que se dizem cristãos, o juízo virá, cedo ou tarde, mas virá. Sobre sábios e ignorantes.

Diante deste sinal, prefiro ser um ignorante, me arrependendo a cada instante, a cada oportunidade, a cada respiração.

Esse sinalizador...

Nenhum comentário:

Postar um comentário