segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Jesus dizimista

Dízimo é justiça social.

Pelo menos é o que entendemos quando Jesus cita o termo dízimo e quando não cita.

Quando Ele cita, na verdade, Ele não queria citar:
"Ai de vocês, mestres da lei, e fariseus hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça (social), a misericórdia e a fidelidade (fé em Deus). Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas" (Mt 23.23).

Perceba que o pensamento principal não é o dízimo, mas sim os preceitos mais importantes da lei: justiça, misericórdia e fé.

Ainda que acéfalos se submetam como marionetes aos dominadores, para Jesus, o principal mesmo é a Graça.

Em outro texto, Jesus cita o dízimo, ou melhor, a justiça social, sem citar o termo dízimo:
"Quando você der um banquete ou jantar, não convide seus amigos, irmãos ou parentes, nem seus vizinhos ricos; se o fizer, eles poderão também, por sua vez, convidá-lo, e assim você será recompensado. Mas quando der um banquete convide os pobres, os aleijados, os mancos e os cegos. Feliz será você, porque estes não têm como retribuir. A sua recompensa virá na ressurreição dos justos" (Lc 14.12-14).

No melhor entendimento da relação dentro do dízimo da lei de Moisés, Jesus faz uma analogia ao mandamento:
"E nunca se esqueçam dos levitas que vivem em suas cidades, pois eles não possuem propriedade nem herança próprias. Ao final de cada três anos, tragam todos os dízimos da colheita do terceiro ano e armazene-os em sua própria cidade, para que os levitas, que não possuem propriedade nem herança, e os estrangeiros, os órfãos e as viúvas que vivem na sua cidade venham comer e saciar-se, e para que o Senhor, o seu Deus, o abençoe em todo o trabalho das suas mãos" (Dt 14.27-29).

Ah... Amar ao próximo como a si mesmo?

Sim, sim.

Então, não tem nada de maldição?

Não, não. Pelo menos para Jesus não, ou, quem sabe Jesus tenha esquecido este pequeno detalhe dos gafanhotos devoradores...

Ah...Então tá né...

Esse Jesus....

Nenhum comentário:

Postar um comentário